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1. Identity statement
Reference TypeSlides (Audiovisual Material)
Sitemtc-m21c.sid.inpe.br
Holder Codeisadg {BR SPINPE} ibi 8JMKD3MGPCW/3DT298S
Identifier8JMKD3MGP3W34R/428N2EE
Repositorysid.inpe.br/mtc-m21c/2020/03.31.12.47
Last Update2020:03.31.12.47.52 (UTC) administrator
Metadata Repositorysid.inpe.br/mtc-m21c/2020/03.31.12.47.53
Metadata Last Update2021:09.16.03.39.36 (UTC) administrator
Secondary KeyINPE--PRE/
Citation KeyChovertFreiRosá:2019:EsNuIm
TitleEstudo numérico do impacto de diferentes cenários de emissão veicular de poluentes em regiões urbanas, com base na malha viária, utilizando o sistema de modelagem BRAMS
Short TitleSlides
FormatOn-line
Year2019
Access Date2024, May 19
Secondary TypePRE CN
Number of Files1
Size489 KiB
2. Context
Author1 Chovert, Angel Dominguez
2 Freitas, Saulo Ribeiro de
3 Rosário, Nilton M. E
Resume Identifier1
2 8JMKD3MGP5W/3C9JJ7M
Group1 CGCPT-CGCPT-INPE-MCTIC-GOV-BR
2 DIDMD-CGCPT-INPE-MCTIC-GOV-BR
Affiliation1 Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)
2 Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)
3 Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Author e-Mail Address1 angel.chovert@inpe.br
2 saulo.freitas@inpe.br
Conference NameEncontro de Alunos de Pós-Graduação em Meteorologia do CPTEC/INPE, 18 (EPGMET)
Conference LocationCachoeira Paulista, SP
Date04-08 nov.
PublisherInstituto Nacional de Pesquisas Espaciais
Publisher CitySão José dos Campos
History (UTC)2020-03-31 12:47:53 :: simone -> administrator ::
2021-09-16 03:39:36 :: administrator -> simone :: 2019
3. Content and structure
Is the master or a copy?is the master
Content Stagecompleted
Transferable1
Content TypeExternal Contribution
Version Typepublisher
AbstractCom o incremento da frota veicular nas regiões urbanas ocorre um consequente aumento das emissões de poluentes associadas a esta fonte. O objetivo deste trabalho foi estudar o impacto nas concentrações e na distribuição espacial dos principais poluentes associados às fontes móveis em grandes regiões urbanas. Foi utilizado o Sistema de Modelagem BRAMS (Brazilian Development on the Regional Atmospheric Modelling System − SMBRAMS) e principalmente a ferramenta PREP−CHEM−SRC que é capaz de gerar, utilizando diferentes fontes de informação, arquivos, contendo dados de distintos tipos de emissões projetados sobre grades, que podem ser utilizados nas simulações com o modelo BRAMS . Implementou−se o processo de distribuição da emissão veicular por vias de mobilidade para aperfeiçoar a representação espacial da emissão total nos municípios de Porto Alegre/RS, Rio de Janeiro/RJ e os 39 correspondentes à Região Metropolitana de São Paulo. Sendo que para isso foram utilizados dados de emissão de diferentes agências ambientais e também dados de quantidade de veículos licenciados que foram processados juntos com informações georreferenciadas das vias de mobilidade para estimar o cenário base de emissão para o ano de 2017, outros cenários foram criados utilizando diferentes critérios. Para complementar os dados locais de emissão se utilizaram as bases de dados globais RETRO e EDGAR. Numa segunda etapa do trabalho se realizaram vários conjuntos de simulações com o modelo acoplado CCATT−BRAMS para a validação dessa implementação e a obtenção de cenários de concentrações de poluentes nas regiões em estudo e durante dois períodos de tempo selecionados para o ano base de 2017. A configuração dos domínios foi de três grades aninhadas de 10 km, 5 km e 1 km respectivamente. Para a obtenção das condições iniciais e de contorno meteorológicas se empregaram os dados do reanalises do ERA5 que foram processados com a ferramenta DPREP−CHEM para incluir as espécies químicas considerando o mecanismo químico RELACS_TUV (Regional Lumped Atmospheric Chemical Scheme Tropospheric Ultraviolet−Visible). A análise dos resultados obtidos com as simulações permitiu comprovar a eficácia do novo métodos de distribuição de emissões veicular de poluentes utilizando dados locais e considerando a malha viária. Uma melhora na representação espacial foi observada, principalmente quando se comparam os resultados obtidos com aqueles das simulações onde só se utilizam dados das bases globais de emissão antropogênica com menor resolução espaciais e sem correspondência com a realidade das cidades brasileiras. Já o estudo das simulações utilizando possíveis cenários, sejam estes extremos ou não, permitiu localizar áreas de maior risco nas regiões em estudo.
AreaMET
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Arrangement 4urlib.net > DIDMD > Estudo numérico do... > Slides
doc Directory Contentaccess
source Directory Contentthere are no files
agreement Directory Content
agreement.html 31/03/2020 09:47 1.8 KiB 
4. Conditions of access and use
data URLhttp://mtc-m21c.sid.inpe.br/ibi/8JMKD3MGP3W34R/428N2EE
zipped data URLhttp://mtc-m21c.sid.inpe.br/zip/8JMKD3MGP3W34R/428N2EE
Languagept
Target Filechovert_estudo.pdf
User Groupself-uploading-INPE-MCTI-GOV-BR
simone
Visibilityshown
Read Permissionallow from all
Update Permissionnot transferred
5. Allied materials
LinkingTrabalho não Vinculado à Tese/Dissertação
Next Higher Units8JMKD3MGPCW/3EUPEJL
8JMKD3MGPCW/43SKC35
8JMKD3MGP3W34R/3UBLREH
Citing Item Listsid.inpe.br/mtc-m21/2012/07.13.14.59.52 1
Host Collectionurlib.net/www/2017/11.22.19.04
6. Notes
Empty Fieldsarchivingpolicy archivist booktitle callnumber copyholder copyright creatorhistory descriptionlevel dissemination doi e-mailaddress isbn issn keywords label lineage mark mirrorrepository nextedition notes numberofslides orcid parameterlist parentrepositories previousedition previouslowerunit progress project readergroup rightsholder schedulinginformation secondarydate secondarymark session sponsor subject tertiarytype type url volume
7. Description control
e-Mail (login)simone
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